Postagem em destaque

Execução de Projeto em Equipe Multiprofissional em Saúde

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE UNIVERSIDADE SANTO AMARO Programa de Residência Multiprofissional em Aten...

sábado, 28 de março de 2020

Caso Clínico 02


Ana Carolina Bizinoto Silva - Residente de Nutrição - UTI
Bárbara Festa Gomes - Residente de Enfermagem - UTI
Gabriela Cerqueira Santos - Residente de Farmácia - Urgência e Emergência
Guilherme Dos Santos Rodrigues - Residente de Terapia Ocupacional - UTI
Igor Ribeiro de Oliveira - Residente de Fisioterapia - Urgência e Emergência
Ingrid Gomes de Souza - Residente de Fisioterapia - UTI
Karla Azevedo da Mata - Residente de Fisioterapia - UTI
Keyla Bispo Silva - Residente de Enfermagem - UTI
Maria Isabel Musto Najar Rios - Residente de Enfermagem - Urgência e Emergência
Natália Fonseca da Silva - Residente de Framácia - UTI
Valdineia Barbosa - Residente de Enfermagem - Urgência e Emergência
Vanessa Cristina Pinho de Sousa Fabião - Residente de Psicologia - UTI

Caso Clínico Multiprofissional 
Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé)

Paciente M. F. S., 20 anos, sexo masculino, natural de Minas Gerais, deu entrada alcoolizado e sem acompanhante no Hospital Municipal Doutor Carmino Caricchio no dia 11/03/2020, transferido do Hospital Alexandre Zaio, após politrauma por atropelamento de metrô (data do acidente: 11/03/2020). Foi recebido no Pronto Socorro com fratura exposta em MID, lesão sangrante em crânio e cotovelo, bem como múltiplas escoriações. Realizou cirurgia de urgência, na qual foi realizada fixação externa em MID e região patelar. No mesmo dia foi admitido na UTI no pós operatório para cuidados intensivos. 

quinta-feira, 5 de março de 2020

Caso Clínico 01

Oi gente, tudo bom?

Hoje vou postar a resolução de um estudo de caso da Residência, que é o seguinte:



"O sr. J. N. G. de 55 anos, tabagista, hipertenso, procurou o Pronto Socorro com o quadro de dor em aperto (precordial) no peito de início súbito, constante, de forte intensidade com irradiação para pescoço e mandíbula e membro superior E, há aproximadamente uma hora, e apresentou um episódio de síncope. Relata que estava tomando banho quando iniciou os sintomas e que no caminho para a emergência deste hospital houve piora dos sintomas álgicos e progressão para região epigástrica. Ao exame físico: paciente lúcido e orientado no tempo e espaço, fácies de dor, palidez cutânea, sudorese fria e pegajosa, dispneico, taquicárdico e afebril. PA: 80x45mmHg, FC: 110bpm, FR:28rpm, Tax: 36,6°C. MV com estertores pulmonares crepitantes bilateralmente. AC: 2T, BNF, sem sopros, pulso braquial e radial palpáveis, presença de B3, presença de estase jugular, abdômen- normal MMSS. Enzimas cardíacas: CK total - 200 U/I (VR: 0-150 U/I); CKMB - 220 (>5%), Troponina I - 8,47µg/ml (VR < 1µg/ml). Ao realizar ECG observou-se um supra desnivelamento de ST em V1 a V6, AVL e D1".

Avaliação do Paciente Crítico

Oi gente, tudo bom?
Meu nome é Maria Isabel, sou Enfermeira e amo estudar, portanto, neste blog vou contar minha experiência como Enfermeira Residente da Urgência e Emergência.

Resultado de imagem para emergency icon

Minha primeira aula teve como tema "A Avaliação Continuada do Paciente Grave", e vou fazer um breve resumo para vocês.

A informação essencial para que todos entendam o papel da equipe multiprofissional é que o paciente é o principal autor do cuidado. Ele é o centro de tudo que acontece dentro do hospital e não existe trabalho, nem profissão, sem o paciente/cliente.